A carta Roubada


De Poe A Carta Roubada, fala sobre uma carta que foi furtada de um dos aposentos reais, e com isso foi reunidos os melhores policiais da cidade para investigar esse acontecimento de tanta importância, e não paravam de ser enviados policias treinados na tentativa de achar suspeitos.
Mas especialmente enviou Dupin que era um rapaz inteligente e astuto, mas Dupin não era o mesmo só queria ficar sentado na esquina o dia inteiro, e ao policial mencionar’’quem desvendar este mistério, ou seja, achar a carta eu divido o  valor da recompensa com o individuo.
Astuto como ninguém Dupin estava disposto a ajudar. Mas sem saber por onde começar estava difícil achar suspeitos, logo após o policial falou que tinha um suspeito o ministro. Nesse momento usando sua inteligência Dupin propôs ao policial que procurasse vestígios, vasculha-se tudo que visse pela frente, cada pedaço de sua casa.
 O policial ao ir a caso do ministro e não achar nenhuma prova, comunicou a Dupin sobre não ter sucesso na missão. Então ao ser comunicado resolveu ele mesmo ir até a casa do ministro para verificar se a carta não estava lá mesmo. Ao chegar entrou no quarto do ministro e olhou para uma estante que tinha umas caixas em cima, mas apenas uma delas chamou a atenção de Dupin era uma caixinha de (porta cartões) , então chegou mais perto e quando olhou , viu uma carta, suja, amassada, e a principio meio rasgada.
Dupin ao perceber que aquela era a carta roubada, então deixou seu bracelete em cima da estante, e disse que iria voltar no dia seguinte. Tomando uma decisão inteligente ao não pegar a de imediato a carta, e meramente sair, todavia o ministro logo descobriria e rapidamente iria atrás de Dupin.
Então para solucionar esse caso fez uma carta igual a que estava no apartamento do ministro, mas o que tinha de diferente era o conteúdo que estava dentro da carta.
Já solucionado o caso o policial dividiu o valor da recompença com o Dupin.

Comentário do aluno: Uma história onde a percepção da inteligência que um ser exercer sobre um mesmo é vasta, mas em distintas situações isso pode acarretar risco.